O priapismo é definido formalmente como ereção peniana dolorosa, com duração acima de 4 horas mesmo sem estímulo sexual e que persiste mesmo após o orgasmo.
O perigo do priapismo reside no aprisionamento do sangue nos vasos penianos e corpos cavernosos. Após fornecer todo o oxigênio e glicose contidos nele, o sangue aprisionado torna-se incapaz de nutrir o órgão, e torna-se necessário seu retorno aos pulmões e recirculação pelo organismo para que capte mais oxigênio e nutrientes.
O sangue aprisionado, além de estar pobre em nutrientes, impede que o sangue novo chegue até a região. Sem oxigênio e nutrientes, as células do pênis sofrem necrose, um processo de morte agressivo e que gera danos à região adjacente.
Além disso, o sangue estático—parado—favorece a formação de coágulos. Esses coágulos contribuem para a obstrução do fluxo sanguíneo, e podem permanecer mesmo depois que a causa do priapismo for removida.
O tratamento do priapismo pode ser mais conservador ou mais invasivo a depender da causa, da gravidade, e da duração do quadro. É possível que o médico precise injetar um medicamento no pênis, inserir uma agulha para drenar o sangue, ou até mesmo realizar uma cirurgia.
Quanto maior a duração do priapismo, mais difícil de reverter o quadro. Por essa razão, ele é considerado um quadro de urgência médica. Se você suspeitar de um priapismo, vá ao pronto-socorro mais próximo da sua residência ou do local em que se encontra.
As causas do priapismo podem estar relacionadas ao trauma físico agudo (por exemplo, devido a uma pancada na região pélvica), a picadas de escorpião e aranha, a alterações hormonais, a problemas de coluna, a doenças hematológicas (como anemia falciforme), ao uso de antipsicóticos, ao uso de determinadas drogas recreativas, à ansiedade, dentre outros.
Embora incomum, pode ser que alguns medicamentos usados no tratamento da disfunção erétil causem priapismo. É importante que toda clínica do homem tenha equipamento e equipe preparados para atender quadros iniciais e leves/moderados correlacionados ao uso dos medicamentos utilizados naquele local.
Além disso, é importante que todo médico prescreva os medicamentos certos na dose adequada para cada paciente.
Se você está em busca de melhorar a ereção, o controle ejaculatório, ou o desejo sexual, é melhor passar por uma avaliação minuciosa antes de aceitar qualquer tipo de tratamento. Assim será possível maximizar os resultados e minimizar os riscos de sofrer priapismo ou outros efeitos adversos.
Agende uma consulta no Centro Clínico do Homem para tratar o priapismo! telefone: (61) 3222-1211 | (61) 9 8229-2425.
O Centro Clínico do Homem fica localizado no Ed. Centro Empresarial Norte, Bloco A, Sala 434/436 – Asa NorteCep.: 70719-903 – Brasília/DF. Temos uma equipe qualificada e especializada para resolver o seu problema.
A reposição hormonal masculina é um tema que desperta cada vez mais interesse, especialmente entre homens que buscam qualidade de vida e bem-estar à medida que envelhecem. Com o passar…
Estradiol no Homem é pouco conhecido, mas extremamente importante, o hormônio desempenha funções cruciais no corpo masculino. Produzido em menores quantidades nos homens, ele é fundamental para a saúde óssea,…
Você já se perguntou se a hipertensão causa disfunção erétil? Se sim, você não está sozinho. A hipertensão, ou pressão alta, é um problema comum que afeta muitos homens, especialmente…
Obesidade causa disfunção erétil? Esta é uma pergunta que muitos homens se fazem. O problema é reconhecido como uma das maiores ameaças à saúde global, contribuindo para uma série de…
Pompoarismo masculino é uma prática que vai além da simples realização de exercícios físicos. Refere-se a um conjunto de técnicas destinadas a fortalecer os músculos do assoalho pélvico nos homens,…
O universo da intimidade sexual é vasto e complexo, influenciado por inúmeros fatores que transcendem a mera duração. Compreender a importância de estabelecer uma conexão emocional e aprimorar a qualidade…
A masturbação é uma prática comum e natural que, ao contrário de muitos mitos, pode oferecer vários benefícios para a saúde. Ela ajuda a reduzir o estresse, melhora o humor…
A testosterona é um hormônio presente tanto nos homens quanto nas mulheres, apesar de ser em menor quantidade, e está relacionado com a libido, fertilidade e características secundárias masculinas, como…