Falta de libido é definida como uma diminuição ou ausência de desejo sexual e pode afetar significativamente a vida de um casal. Esse problema pode gerar frustração, insegurança e tensão no relacionamento, afetando a intimidade e a conexão emocional entre os parceiros.
A falta de libido não é incomum e pode ter diversas causas, tanto físicas quanto psicológicas. Neste artigo, vamos explorar as principais causas nos homens e como tratar essa condição, ajudando a restaurar uma vida sexual saudável e satisfatória para você e seu parceiro. Boa leitura!
Se nas últimas semanas você tem sentido uma queda no seu impulso sexual, procure ficar alerta de outros sintomas para facilitar o diagnóstico do seu problema. No geral, as principais causas da falta de libido são:
Estresse, depressão, ansiedade e exaustão são alguns dos fatores que podem alterar temporariamente o desejo sexual. Além desses problemas psicológicos, traumas também podem afetar o desempenho do homem na cama.
Então, como tratar a falta de libido? Nesse caso, o indicado é iniciar acompanhamento psicológico para tentar melhorar o seu estado mental e, consequentemente, voltar a sentir o impulso sexual.
Além disso, o profissional da saúde pode recomendar algumas práticas para aliviar o estresse e ansiedade, como meditação e outras atividades físicas.
A testosterona é um andrógeno, ou seja, hormônio masculino, produzido nos testículos e relacionada diretamente com o desejo sexual e a produção de espermatozoides.
Quando os níveis desse hormônio encontram-se abaixo do normal, é possível que o homem tenha uma queda no impulso sexual e até mesmo se sinta mais cansado.
A diminuição da testosterona é comum após a marca de 50 anos, quando o homem passa pela andropausa masculina.
Dessa forma, para tratar a falta de líbido, procure um médico para indicar uma terapia de reposição hormonal.
Também conhecida como impotência sexual, a disfunção erétil é a dificuldade do homem em ter ou manter uma ereção que permita a penetração. Essa frustração gerada pelo problema em não ter uma relação sexual satisfatória também é um dos motivos que pode causar a falta da libido.
Esse quadro pode acontecer em homens de qualquer idade, seja por envelhecimento natural ou por condições de saúde, como diabetes e doenças renais, por exemplo. O uso de medicamentos e drogas também pode acarretar na dificuldade de ereção.
Para tratar a falta de libido nesse caso, é necessário agendar uma consulta com nosso médico para avaliar a causa da sua disfunção erétil e, assim, iniciar o tratamento.
Se você tem tido problemas com a sua/o seu parceiro, como brigas ou conflitos mal resolvidos, é possível que essa seja a causa da sua falta de libido. Esse cenário costuma afetar o psicológico do casal, diminuindo o desejo sexual.
Uma das maneiras de solucionar esse problema é tentando resolver os desentendimentos com diálogos. Se for necessário, o casal pode tentar ir à terapia para abordar os conflitos e inseguranças de maneira mais profunda e com ajuda de um(a) profissional.
Ereção Fraca: Causas, Tratamentos e Diagnóstico
Endereço: Ed. Centro Empresarial Norte Bloco A, Sala 434/436 – Asa Norte, Brasília – DF, 70719-903
Telefone: (61) 3222-1211
Para de sofrer com a falta de libido e agende uma consulta com o nosso médico!
A reposição hormonal masculina é um tema que desperta cada vez mais interesse, especialmente entre homens que buscam qualidade de vida e bem-estar à medida que envelhecem. Com o passar…
Estradiol no Homem é pouco conhecido, mas extremamente importante, o hormônio desempenha funções cruciais no corpo masculino. Produzido em menores quantidades nos homens, ele é fundamental para a saúde óssea,…
Você já se perguntou se a hipertensão causa disfunção erétil? Se sim, você não está sozinho. A hipertensão, ou pressão alta, é um problema comum que afeta muitos homens, especialmente…
Obesidade causa disfunção erétil? Esta é uma pergunta que muitos homens se fazem. O problema é reconhecido como uma das maiores ameaças à saúde global, contribuindo para uma série de…
Pompoarismo masculino é uma prática que vai além da simples realização de exercícios físicos. Refere-se a um conjunto de técnicas destinadas a fortalecer os músculos do assoalho pélvico nos homens,…
O universo da intimidade sexual é vasto e complexo, influenciado por inúmeros fatores que transcendem a mera duração. Compreender a importância de estabelecer uma conexão emocional e aprimorar a qualidade…
A masturbação é uma prática comum e natural que, ao contrário de muitos mitos, pode oferecer vários benefícios para a saúde. Ela ajuda a reduzir o estresse, melhora o humor…
A testosterona é um hormônio presente tanto nos homens quanto nas mulheres, apesar de ser em menor quantidade, e está relacionado com a libido, fertilidade e características secundárias masculinas, como…