A falta de libido se refere a falta de desejo sexual. Esse conceito foi criado por Freud, originalmente com significado puramente psicológico. Hoje, sabe-se que a libido é fortemente influenciada por fatores biológicos.
Fatores que influenciam a libido incluem os hormônios, os neurotransmissores, e o estado geral de saúde. O principal hormônio que afeta a libido masculina é a testosterona, que deve estar presente em quantidades adequadas, e também o estradiol, a progesterona, e a prolactina.
Além de distúrbios em glândulas como tireoide e hipófise, distúrbios psicológicos como depressão, ansiedade e estresse podem desencadear a falta de desejo e interesse pelo sexo.
Os principais neurotransmissores que estimulam a libido são a dopamina, a ocitocina, a norepinefrina e a melanocortina; os principais que a inibem são a serotonina e, em alguns casos, os endocanabinoides e opioides.
As condições de saúde que influenciam na libido, por sua vez, são muitas. Outras disfunções sexuais—como ejaculação precoce e disfunção erétil—quase sempre prejudicam o desejo sexual. Frequentemente relacionadas a este quadro também estão as condições psiquiátricas, como ansiedade e depressão, e as alterações endócrinas, como hipotireoidismo e hipogonadismo.
Mas praticamente qualquer doença pode prejudicar o desejo de um homem. Tanto indiretamente (por afetar os hormônios, neurotransmissores, ou o funcionamento do pênis) quanto diretamente. A perda parcial ou total da libido pode causar a perda de ereção ou trazer dificuldade em atingir o orgasmo.
Por outro lado, um homem saudável quase sempre apresentará desejo sexual em um grau satisfatório, mesmo os em idade elevada. Logo, a queda da libido pode ser vista como alerta para que você busque uma avaliação.
Após uma análise minuciosa, costuma ser possível encontrar uma maneira de aumentar a libido no curto prazo e também de reverter, atenuar, ou prevenir as causas de seu declínio.
Agende uma consulta no Centro Clínico do Homem para tratar a falta de libido! Telefone: (61) 3222-1211 | (61) 9 8229-2425.
O Centro Clínico do Homem fica localizado no Ed. Centro Empresarial Norte, Bloco A, Sala 434/436 – Asa NorteCep.: 70719-903 – Brasília/DF. Temos uma equipe qualificada e especializada para resolver o seu problema.
Sedentarismo é um problema silencioso que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, muitas vezes sem que elas percebam o impacto que essa inatividade pode ter em suas vidas.…
A reposição hormonal masculina é um tema que desperta cada vez mais interesse, especialmente entre homens que buscam qualidade de vida e bem-estar à medida que envelhecem. Com o passar…
Estradiol no Homem é pouco conhecido, mas extremamente importante, o hormônio desempenha funções cruciais no corpo masculino. Produzido em menores quantidades nos homens, ele é fundamental para a saúde óssea,…
Você já se perguntou se a hipertensão causa disfunção erétil? Se sim, você não está sozinho. A hipertensão, ou pressão alta, é um problema comum que afeta muitos homens, especialmente…
Estradiol no Homem é pouco conhecido, mas extremamente importante, o hormônio desempenha funções cruciais no corpo masculino. Produzido em menores quantidades nos homens, ele é fundamental para a saúde óssea,…
A disfunção erétil é frequentemente associada a homens mais velhos, mas a realidade é que muitos jovens também enfrentam esse problema. A incapacidade de obter ou manter uma ereção pode…
O exercício de Kegel é uma prática simples e altamente eficaz para fortalecer a musculatura pélvica e melhorar diversos aspectos da saúde masculina. A técnica tem se destacado como uma…
A tadalafila é um medicamento de referência no tratamento da disfunção erétil (DE) e hiperplasia prostática benigna (HPB), que pode transformar sua vida sexual. Neste conteúdo, exploraremos o que é…