(61) 9 8229-2425

(61) 3222-1211

AGENDE SUA CONSULTA

Clínica Para Tratamento de Andropausa em Brasília (DF)

A andropausa refere-se ao declínio da produção hormonal devido ao envelhecimento, resultando em uma variedade de sinais e sintomas que afetam negativamente a qualidade de vida do homem.

Sintomas da andropausa

Os hormônios são responsáveis pela manutenção da saúde sexual e do vigor no homem. O seu declínio está associado a queixas como diminuição da libido, disfunção erétil, ejaculação precoce, e baixa disposição geral.
Embora a andropausa tenha sido originalmente associada a idades mais avançadas (60-70 anos), ela tem se tornado cada vez mais comum em homens a partir dos 30, 40 e 50 anos.

Por que a andropausa ocorre?

O envelhecimento acarreta a degeneração da função de todas as células do organismo. O processo varia a depender da célula e da predisposição individual, por isso alguns homens apresentam sintomas de andropausa apenas em idades mais avançadas, enquanto outros já relatam sintomas negativos como indisposição e queda na libido antes mesmo dos 40.

Há casos em que a queda hormonal ocorre por outros motivos que não a andropausa. Por exemplo, certas infecções, como a orquite (caxumba nos testículos) pode gerar sequelas que culminam na redução da função testicular.
Doenças crônicas como a diabetes também podem prejudicar a produção hormonal. O HIV, uma doença crônica que também é uma doença infecciosa, é causa conhecida de problemas na produção da testosterona.

Doenças que afetam outros hormônios, como o hipotireoidismo ou hiperprolactinemia, também podem levar à redução da testosterona e à disfunção sexual masculina.

Como saber se estou na andropausa?

Além dos sintomas já descritos (queda na libido e na disposição), também precisam ser avaliados sintomas como a mudança dos pelos corporais, a involução do tamanho testicular, o aumento do acúmulo de gordura, a dificuldade em aumentar ou manter a massa muscular, dentre outros.

Nem todos os sintomas acima precisam estar presentes. A maioria dos homens só manifestará alguns deles, muitas vezes de forma intermitente ou inconsistente. Por isso, a avaliação da andropausa só estará realmente completa após análise dos exames laboratoriais e do histórico de saúde do paciente.

Além de detectar diretamente os níveis de testosterona, os exames podem ainda revelar problemas subjacentes que podem estar comprometendo a produção hormonal. Caso algum problema seja detectado, o especialista pode concluir que não se trata de andropausa, e sim de deficiência hormonal por causa orgânica.

Diante de um diagnóstico de deficiência hormonal (seja por andropausa ou não), o especialista estará equipado para tratá-lo da forma mais individualizada possível.

Tratamento da andropausa

Diferentemente da deficiência hormonal provocada por doenças, a andropausa é o declínio da produção hormonal provocado pela senescência (processo de envelhecimento das células e tecidos do organismo). Logo, o seu tratamento precisa envolver o estímulo direto da produção hormonal pelo organismo.

O intuito do tratamento de estímulo é recuperar a capacidade de produção da testosterona pelo próprio organismo. Portanto, ele não envolve a administração de testosterona ou de seus derivados, e sim de medicamentos que recrutam os testículos e os centros hormonais do homem e ajudam em sua regeneração.

Caso a deficiência de testosterona esteja avançada ao ponto de impossibilitar o retorno da produção, o tratamento de escolha passa a ser o de reposição hormonal. Neste caso, utiliza-se diretamente a testosterona ou algum de seus derivados.

É importante não partir automaticamente para a conclusão de que a sua deficiência hormonal é decorrente da andropausa. Caso você possua alguma condição oculta que prejudique a produção hormonal, o diagnóstico não será de andropausa, e o tratamento poderá envolver outros aspectos, incluindo o tratamento dessa condição.

A importância da Clínica Especializada

Se você está enfrentando problemas hormonais e seus níveis não estão mais como antes, é fundamental passar por uma avaliação completa com um especialista. Um médico experiente em tratar a andropausa oferece abordagem baseada nas evidências científicas mais atuais, mais personalizada segundo o seu caso individual, garantindo um tratamento adequado para cada paciente.

Andropausa

A andropausa é uma realidade para muitos homens, e compreender seus sintomas e opções de tratamento é essencial. Ao buscar ajuda profissional em uma clínica especializada, você estará garantindo uma abordagem segura e eficaz para lidar com o declínio hormonal masculino. Priorize sua saúde e bem-estar escolhendo o caminho adequado para alcançar uma vida plena e satisfatória.

Clínica especializada em tratar andropausa em Brasília (DF)

Telefone: (61) 9 8229-2425 | (61) 3222-1211
Endereço: Ed. Centro Empresarial Norte, Bloco A, Sala 434/436 – Asa Norte
Cep.: 70719-903 – Brasília/DF.

AGENDE SUA CONSULTA AGORA MESMO!

Últimas do Blog

Médico para tratar ejaculação precoce

A ejaculação precoce é uma condição que pode afetar significativamente a vida sexual e o bem-estar emocional de um homem.  Se você está enfrentando este problema, é essencial saber que…

Alimentos que causam impotência masculina

A saúde sexual masculina é influenciada por uma variedade de fatores, e a dieta desempenha um papel significativo nesse contexto. Desde os nutrientes que consumimos até os hábitos alimentares que…

Beterraba auxilia na hora H?

A beterraba, além de ser uma adição deliciosa às refeições, pode ser um segredo para impulsionar sua vida sexual. Com uma lista impressionante de benefícios para a saúde, este vegetal…

Recomendados

Dor no pênis: causas, tratamentos (e o que fazer)

A dor no pênis pode ser um sintoma preocupante e desconfortável para muitos homens. Embora algumas causas possam ser temporárias e inofensivas, outras podem ser um sinal de problemas de…

Quando o homem não ejacula o que pode ser?

A dificuldade de ejacular é um problema que, geralmente, desanima os homens. Por isso é importante entender o que exatamente é a ejaculação retardada, as suas causas e como tratá-la…

Como Aumentar a Testosterona Masculina?

A testosterona é um hormônio presente tanto nos homens quanto nas mulheres, apesar de ser em menor quantidade, e está relacionado com a libido, fertilidade e características secundárias masculinas, como…

Procedimentos