A reposição de testosterona, também conhecida como reposição hormonal masculina, é indicada para tratamento da andropausa, um distúrbio hormonal natural que surge no homem a partir dos 40 anos e que é caracterizado pela baixa produção de testosterona, causando diminuição da libido, irritabilidade e ganho de peso.
Os níveis de testosterona tendem a diminuir a partir dos 30 anos de idade. No entanto, a necessidade de reposição deve ser avaliada individualmente. Alguns homens passarão a vida toda produzindo quantidades adequadas do hormônio, enquanto outros precisarão repô-lo antes mesmo dessa idade.
A única forma de saber ao certo é observando atentamente seus sintomas e realizando exames periódicos.
Quando é necessário fazer reposição de testosterona?
Os níveis de testosterona normalmente começam a diminuir a partir dos 30 anos. Porém, nem todo homem precisa fazer reposição hormonal e, por isso, é importante consultar o médico para que sejam avaliados os sintomas e os níveis de testosterona, de forma a definir se será iniciado o tratamento para a andropausa ou não.
Os sintomas relacionados à diminuição da produção de testosterona são:
- Diminuição da libido;
- Dificuldade de ereção;
- Perda de pêlos no corpo;
- Aumento fácil de peso;
- Diminuição da massa muscular;
- Aumento da irritabilidade;
- Insônia.
A partir dos sintomas relatados, o médico pode solicitar alguns exames de sangue com o objetivo de avaliar a saúde do homem, por exemplo, testosterona total e livre, PSA, FSH, LH e prolactina. Apesar de ser um hormônio dosado nas mulheres para verificar a capacidade de produção de leite durante a gravidez, pode indicar alguma disfunção masculina.
Os valores normais de testosterona no sangue no homem são entre 241 e 827 ng/dL, no caso da testosterona total, e, no caso da testosterona livre, 2,7 – 18 ng/dL em homens entre 41 e 60 anos, e 1,9 – 19,0 ng/dL em homens acima de 60 anos, podendo os valores variar de acordo com o laboratório. Assim, valores abaixo dos valores de referência podem indicar uma menor produção de hormônio pelos testículos, podendo ser indicado pelo médico a reposição hormonal.
+ Veja também: Diabetes causa impotência: conheça os principais sintomas!
Qual a melhor forma de reposição de testosterona?
A reposição hormonal masculina é feita de acordo com a orientação do urologista, que pode indicar o uso de alguns medicamentos, como:
- Comprimidos de acetato de ciproterona, acetato de testosterona ou undecanoato de testosterona como o Durateston;
- Gel de dihidrotestosterona;
- Injeções de cipionato, decanoato ou enantato de testosterona, aplicadas 1 vez por mês;
- Adesivos ou implantes de testosterona.
+ Veja também: Sintomas da disfunção erétil!
Outra forma de melhorar os sintomas de andropausa no homem é a mudança de hábitos de vida como alimentação saudável, prática de exercício físico, não fumar, não beber álcool, reduzir o consumo de sal e de alimentos gordurosos. O uso de suplementos vitamínicos, minerais e antioxidantes, como o Vitrix Nutrex, também podem ajudam a controlar a baixa taxa de testosterona no sangue do indivíduo.