(61) 9 8229-2425

(61) 3222-1211

AGENDE SUA CONSULTA

Masturbação: Riscos e Quais São os Benefícios?

A masturbação não provoca problemas de saúde. Na verdade, pode ajudar a reduzir o estresse, aliviar a tensão sexual e melhorar o humor. No entanto, a masturbação excessiva pode causar irritação e danos na pele. 

A masturbação é mal vista por muitas pessoas, porém, é uma prática normal e saudável, desde que seja feita de maneira segura e consciente.

Veja neste artigo os benefícios e riscos da masturbação. Continue lendo!

Benefícios da prática de masturbação

Como já foi mencionado anteriormente, a atividade pode gerar alguns benefícios para saúde como: 

  1. Prevenção de problemas de saúde sexual: pode ajudar a prevenir a prostatite, a infecção urinária e outros problemas de saúde sexual masculina.
  2. Melhora do sono: A liberação de endorfinas durante a masturbação influencia na qualidade do sono.
  3. Aumento da autoestima: aumenta a autoestima e a confiança, além disso, ajuda a descobrir mais sobre o próprio corpo e as preferências sexuais.
  4. Alívio do estresse: ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, liberando endorfinas que produzem uma sensação de bem-estar e felicidade.

Mas cuidado, se realizado com muita frequência pode levar a danos e irritação na pele, mas é raro. 

Veja também: Como Melhorar o Desempenho Sexual Masculino e Prevenir Disfunções

Riscos da prática excessiva de masturbação 

A masturbação é segura e não apresenta riscos graves para a saúde. No entanto, pode provocar alguns problemas como: 

  1. Problemas de relacionamento: pode ser um problema se interferir nas atividades diárias ou se afetar as relações sexuais.
  2. Dependência: Algumas pessoas podem se tornar dependentes da masturbação e encontrar dificuldade em controlar a frequência ou a duração da atividade.
  3. Problemas de saúde mental: Em casos raros, a masturbação excessiva pode ser um sintoma ou fator contribuinte para problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão.
  4. Ansiedade ou culpa: Algumas pessoas podem sentir ansiedade ou culpa relacionadas à masturbação, especialmente se foram ensinadas que é errado ou imoral.
  5. Irritação na pele: pode levar a irritação ou danos na pele, especialmente se a pele é sensível ou se as mãos ou outros objetos são ásperos ou inadequados.

Ereção Fraca: Causas, Tratamentos e Diagnóstico

Por fim, a prática de masturbar é saudável e segura. Caso tenha preocupações ou questões sobre a atividade, é importante conversar com um médico ou um profissional de saúde mental.

Últimas do Blog

Médico para tratar ejaculação precoce

A ejaculação precoce é uma condição que pode afetar significativamente a vida sexual e o bem-estar emocional de um homem.  Se você está enfrentando este problema, é essencial saber que…

Alimentos que causam impotência masculina

A saúde sexual masculina é influenciada por uma variedade de fatores, e a dieta desempenha um papel significativo nesse contexto. Desde os nutrientes que consumimos até os hábitos alimentares que…

Beterraba auxilia na hora H?

A beterraba, além de ser uma adição deliciosa às refeições, pode ser um segredo para impulsionar sua vida sexual. Com uma lista impressionante de benefícios para a saúde, este vegetal…

Recomendados

Dor no pênis: causas, tratamentos (e o que fazer)

A dor no pênis pode ser um sintoma preocupante e desconfortável para muitos homens. Embora algumas causas possam ser temporárias e inofensivas, outras podem ser um sinal de problemas de…

Quando o homem não ejacula o que pode ser?

A dificuldade de ejacular é um problema que, geralmente, desanima os homens. Por isso é importante entender o que exatamente é a ejaculação retardada, as suas causas e como tratá-la…

Como Aumentar a Testosterona Masculina?

A testosterona é um hormônio presente tanto nos homens quanto nas mulheres, apesar de ser em menor quantidade, e está relacionado com a libido, fertilidade e características secundárias masculinas, como…

Procedimentos