(61) 9 8229-2425

(61) 3222-1211

AGENDE SUA CONSULTA

Ejaculação Retardada: O que é, Causas, Diagnóstico e Tratamentos

A ejaculação retardada é uma disfunção que acomete o homem, caracterizada pela demora ou ausência de ejaculação na relação sexual, conhecida por anejaculação. 

A disfunção pode ser classificada em três tipos: 

  • congênita: quando o homem sempre teve a dificuldade de chegar ao orgasmo;
  • adquirida: o homem desenvolveu o problema em algum momento da sua vida sexual;
  • situacional: acontece em alguns casos, pode variar de parceiras(o), ambientes e principalmente fatores emocionais. 

O problema pode gerar muita frustração para o homem e para a parceira(o), por isso, geralmente é recomendada uma consulta com profissional para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento. 

Sintomas da Ejaculação Retardada

A ejaculação retardada é uma disfunção que pode causar preocupação e frustração para homens e seus parceiros. Reconhecer os sintomas dessa condição é o primeiro passo para buscar ajuda profissional e iniciar o tratamento adequado. Aqui estão os principais sinais da ejaculação retardada:

Demora para Ejacular: Um dos sintomas mais evidentes é a demora excessiva para atingir o orgasmo e ejacular durante a relação sexual. Para ser diagnosticado com ejaculação retardada, os sintomas devem persistir por pelo menos seis meses, com o homem levando mais de 30 minutos para ejacular.

Necessidade de Estímulo Adicional: Muitos homens com ejaculação retardada relatam que só conseguem ejacular através de estímulos manuais ou orais, mesmo durante o sexo vaginal. Isso pode criar dificuldades adicionais na intimidade do casal.

Ereções Prolongadas: Uma consequência comum da ejaculação retardada é o prolongamento da ereção além do desejado, o que pode levar a desconforto e até mesmo dor tanto para o homem quanto para sua parceira. Esse tempo prolongado também pode resultar na perda natural de lubrificação, tornando a relação sexual menos confortável.

Ao reconhecer esses sintomas, é importante buscar orientação médica para identificar a causa subjacente da ejaculação retardada e iniciar o tratamento adequado.

Causas da ejaculação retardada

A ejaculação retardada pode ser causada por fatores clínicos e psicológicos, sendo os principais motivos: 

  • Alterações hormonais;
  • Efeito colateral por medicamentos;
  • Causas neurológicas;
  • Obstrução dos canais pelos quais o esperma passa;
  • Diabetes
  • Uso de drogas;
  • Ansiedade de desempenho;
  • Preocupação em relação à performance sexual;
  • Traumas relacionados a experiências sexuais.

A disfunção pode ser associada a diversas causas e para iniciar o tratamento é necessário entender o que influenciou no surgimento da ejaculação retardada.

Veja também:

O que causa e como tratar a falta de libido?

Médico para tratar a ejaculação precoce?

 

Diagnóstico

Ejaculação Retardada

Para o diagnóstico da ejaculação retardada, o profissional responsável pode solicitar alguns exames para investigar as condições metabólicas e hormonais com o intuito de identificar se outros problemas de saúde podem estar influenciando na disfunção. 

Além disso, pode ser realizado um exame físico detalhado no paciente para entender se possui alguma perda de sensibilidade na região e exames neurológicos visando encontrar neuropatias associadas. 

Veja também: Sintomas de andropausa e tratamento

Tratamento para ejaculação retardada

Para iniciar o tratamento da disfunção é necessário identificar a causa, sendo assim, buscar um profissional para tratar a ejaculação retardada é fundamental. 

O tratamento pode variar dependendo da causa, sabendo disso, é recomendado terapias sexuais, psicológicas com técnicas comportamentais e alguns medicamentos. Além disso, é orientado mudanças de hábitos como uso de álcool e drogas, melhorar alimentação e diminuir a prática de masturbação. 
Para esclarecer mais dúvidas sobre o problema de ejaculação retardada, agende uma consulta no Centro Clínico do Homem! Os nossos profissionais estão prontos para te ajudar a ter uma vida sexual com mais qualidade e prazer.

Últimas do Blog

Reposição hormonal masculina: como funciona?

A reposição hormonal masculina é um tema que desperta cada vez mais interesse, especialmente entre homens que buscam qualidade de vida e bem-estar à medida que envelhecem.  Com o passar…

Estradiol no Homem: Funções, Sintomas e Importância do Equilíbrio Hormonal

Estradiol no Homem é pouco conhecido, mas extremamente importante, o hormônio desempenha funções cruciais no corpo masculino.  Produzido em menores quantidades nos homens, ele é fundamental para a saúde óssea,…

Hipertensão Causa Disfunção Erétil?

Você já se perguntou se a hipertensão causa disfunção erétil? Se sim, você não está sozinho. A hipertensão, ou pressão alta, é um problema comum que afeta muitos homens, especialmente…

Obesidade Causa Disfunção Erétil: Compreenda a Relação

Obesidade causa disfunção erétil? Esta é uma pergunta que muitos homens se fazem. O problema é reconhecido como uma das maiores ameaças à saúde global, contribuindo para uma série de…

Recomendados

Pompoarismo masculino: benefícios e como fazer?

Pompoarismo masculino é uma prática que vai além da simples realização de exercícios físicos. Refere-se a um conjunto de técnicas destinadas a fortalecer os músculos do assoalho pélvico nos homens,…

Como Durar Mais na Cama: 3 Técnicas e tempo ideial do sexo

O universo da intimidade sexual é vasto e complexo, influenciado por inúmeros fatores que transcendem a mera duração. Compreender a importância de estabelecer uma conexão emocional e aprimorar a qualidade…

Masturbação: Riscos e Quais São os Benefícios?

A masturbação é uma prática comum e natural que, ao contrário de muitos mitos, pode oferecer vários benefícios para a saúde. Ela ajuda a reduzir o estresse, melhora o humor…

Como aumentar a testosterona masculina naturalmente?

A testosterona é um hormônio presente tanto nos homens quanto nas mulheres, apesar de ser em menor quantidade, e está relacionado com a libido, fertilidade e características secundárias masculinas, como…

Procedimentos