Os sintomas da andropausa podem variar entre a diminuição do desejo sexual, fraqueza muscular, insônia, dentre outros. A doença é caracterizada pela diminuição da testosterona, gerando perda de massa muscular, redução da libido e piora progressiva da ereção, além de queda geral da disposição.
A andropausa é uma consequência natural e irreversível do envelhecimento masculino, geralmente os primeiros sinais aparecem após os 40 anos. Por isso, é recomendado consultar anualmente um profissional especializado em andropausa para evitar disfunções e patologias graves.
15 Sintomas Da Andropausa
Os sintomas da andropausa podem variar de paciente para paciente, pois alguns homens que sofrem com a condição não apresentam queda hormonal significativa. Sendo assim, os sinais mais comuns da queda de testosterona são:
- Perda de líbido;
- Aumento da gordura corporal;
- Desânimo;
- Disfunção erétil;
- Sudorese excessiva;
- Mudanças bruscas de humor;
- Insônia;
- Fraqueza muscular;
- Cabelo e pele secos;
- Falta de concentração;
- Redução de pelos do corpo;
- Diminuição de ereções matinais
- Perda de massa óssea e massa muscular
- Cansaço extremo;
- Alterações do sono
Além disso, a andropausa pode influenciar no surgimento de problemas como aumento nos níveis de colesterol, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e depressão.
Por essa razão é recomendado realizar check-ups anualmente para acompanhar os níveis hormonais.
Saiba mais sobre as disfunções sexuais masculinas e como funcionam os tratamentos!
Tratamento
O tratamento da andropausa pode ser realizado por reposição hormonal masculina para aumentar os níveis de testosterona e estabilizar o organismo. Além disso, é recomendado para os pacientes ter uma vida mais saudável com alimentação equilibrada e prática de atividade física regularmente.
Antes de iniciar o tratamento é importante ter certeza do diagnóstico. Por isso, os especialistas em andropausa podem solicitar alguns exames de sangue para observar os níveis hormonais.
A andropausa é uma condição natural que afeta o homem na terceira idade, mas os sintomas não precisam afetar a sua rotina e bem-estar. É possível manter o problema controlado e ter uma vida saudável e equilibrada.