Os sintomas da andropausa podem variar entre a diminuição do desejo sexual, fraqueza muscular, insônia, dentre outros. A doença é caracterizada pela diminuição da testosterona, gerando perda de massa muscular, redução da libido e piora progressiva da ereção, além de queda geral da disposição.
A andropausa é uma consequência natural e irreversível do envelhecimento masculino, geralmente os primeiros sinais aparecem após os 40 anos. Por isso, é recomendado consultar anualmente um profissional especializado em andropausa para evitar disfunções e patologias graves.
Os sintomas da andropausa podem variar de paciente para paciente, pois alguns homens que sofrem com a condição não apresentam queda hormonal significativa. Sendo assim, os sinais mais comuns da queda de testosterona são:
Além disso, a andropausa pode influenciar no surgimento de problemas como aumento nos níveis de colesterol, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e depressão.
Por essa razão é recomendado realizar check-ups anualmente para acompanhar os níveis hormonais.
Saiba mais sobre as disfunções sexuais masculinas e como funcionam os tratamentos!
O tratamento da andropausa pode ser realizado por reposição hormonal masculina para aumentar os níveis de testosterona e estabilizar o organismo. Além disso, é recomendado para os pacientes ter uma vida mais saudável com alimentação equilibrada e prática de atividade física regularmente.
Antes de iniciar o tratamento é importante ter certeza do diagnóstico. Por isso, os especialistas em andropausa podem solicitar alguns exames de sangue para observar os níveis hormonais.
A andropausa é uma condição natural que afeta o homem na terceira idade, mas os sintomas não precisam afetar a sua rotina e bem-estar. É possível manter o problema controlado e ter uma vida saudável e equilibrada.
A reposição hormonal masculina é um tema que desperta cada vez mais interesse, especialmente entre homens que buscam qualidade de vida e bem-estar à medida que envelhecem. Com o passar…
Estradiol no Homem é pouco conhecido, mas extremamente importante, o hormônio desempenha funções cruciais no corpo masculino. Produzido em menores quantidades nos homens, ele é fundamental para a saúde óssea,…
Você já se perguntou se a hipertensão causa disfunção erétil? Se sim, você não está sozinho. A hipertensão, ou pressão alta, é um problema comum que afeta muitos homens, especialmente…
Obesidade causa disfunção erétil? Esta é uma pergunta que muitos homens se fazem. O problema é reconhecido como uma das maiores ameaças à saúde global, contribuindo para uma série de…
Pompoarismo masculino é uma prática que vai além da simples realização de exercícios físicos. Refere-se a um conjunto de técnicas destinadas a fortalecer os músculos do assoalho pélvico nos homens,…
O universo da intimidade sexual é vasto e complexo, influenciado por inúmeros fatores que transcendem a mera duração. Compreender a importância de estabelecer uma conexão emocional e aprimorar a qualidade…
A masturbação é uma prática comum e natural que, ao contrário de muitos mitos, pode oferecer vários benefícios para a saúde. Ela ajuda a reduzir o estresse, melhora o humor…
A testosterona é um hormônio presente tanto nos homens quanto nas mulheres, apesar de ser em menor quantidade, e está relacionado com a libido, fertilidade e características secundárias masculinas, como…