(61) 9 8229-2425

(61) 3222-1211

AGENDE SUA CONSULTA

Ejaculação Retardada: O que é, Causas, Diagnóstico e Tratamentos

A ejaculação retardada é uma disfunção que acomete o homem, caracterizada pela demora ou ausência de ejaculação na relação sexual, conhecida por anejaculação. 

A disfunção pode ser classificada em três tipos: 

  • congênita: quando o homem sempre teve a dificuldade de chegar ao orgasmo;
  • adquirida: o homem desenvolveu o problema em algum momento da sua vida sexual;
  • situacional: acontece em alguns casos, pode variar de parceiras(o), ambientes e principalmente fatores emocionais. 

O problema pode gerar muita frustração para o homem e para a parceira(o), por isso, geralmente é recomendada uma consulta com profissional para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento. 

Sintomas da Ejaculação Retardada

A ejaculação retardada é uma disfunção que pode causar preocupação e frustração para homens e seus parceiros. Reconhecer os sintomas dessa condição é o primeiro passo para buscar ajuda profissional e iniciar o tratamento adequado. Aqui estão os principais sinais da ejaculação retardada:

Demora para Ejacular: Um dos sintomas mais evidentes é a demora excessiva para atingir o orgasmo e ejacular durante a relação sexual. Para ser diagnosticado com ejaculação retardada, os sintomas devem persistir por pelo menos seis meses, com o homem levando mais de 30 minutos para ejacular.

Necessidade de Estímulo Adicional: Muitos homens com ejaculação retardada relatam que só conseguem ejacular através de estímulos manuais ou orais, mesmo durante o sexo vaginal. Isso pode criar dificuldades adicionais na intimidade do casal.

Ereções Prolongadas: Uma consequência comum da ejaculação retardada é o prolongamento da ereção além do desejado, o que pode levar a desconforto e até mesmo dor tanto para o homem quanto para sua parceira. Esse tempo prolongado também pode resultar na perda natural de lubrificação, tornando a relação sexual menos confortável.

Ao reconhecer esses sintomas, é importante buscar orientação médica para identificar a causa subjacente da ejaculação retardada e iniciar o tratamento adequado.

Causas da ejaculação retardada

A ejaculação retardada pode ser causada por fatores clínicos e psicológicos, sendo os principais motivos: 

  • Alterações hormonais;
  • Efeito colateral por medicamentos;
  • Causas neurológicas;
  • Obstrução dos canais pelos quais o esperma passa;
  • Diabetes
  • Uso de drogas;
  • Ansiedade de desempenho;
  • Preocupação em relação à performance sexual;
  • Traumas relacionados a experiências sexuais.

A disfunção pode ser associada a diversas causas e para iniciar o tratamento é necessário entender o que influenciou no surgimento da ejaculação retardada.

Veja também: O que causa e como tratar a falta de libido?

Diagnóstico

Ejaculação Retardada

Para o diagnóstico da ejaculação retardada, o profissional responsável pode solicitar alguns exames para investigar as condições metabólicas e hormonais com o intuito de identificar se outros problemas de saúde podem estar influenciando na disfunção. 

Além disso, pode ser realizado um exame físico detalhado no paciente para entender se possui alguma perda de sensibilidade na região e exames neurológicos visando encontrar neuropatias associadas. 

Veja também: Sintomas de andropausa e tratamento

Tratamento para ejaculação retardada

Para iniciar o tratamento da disfunção é necessário identificar a causa, sendo assim, buscar um profissional para tratar a ejaculação retardada é fundamental. 

O tratamento pode variar dependendo da causa, sabendo disso, é recomendado terapias sexuais, psicológicas com técnicas comportamentais e alguns medicamentos. Além disso, é orientado mudanças de hábitos como uso de álcool e drogas, melhorar alimentação e diminuir a prática de masturbação. 
Para esclarecer mais dúvidas sobre o problema de ejaculação retardada, agende uma consulta no Centro Clínico do Homem! Os nossos profissionais estão prontos para te ajudar a ter uma vida sexual com mais qualidade e prazer.

Últimas do Blog

Médico para tratar ejaculação precoce

A ejaculação precoce é uma condição que pode afetar significativamente a vida sexual e o bem-estar emocional de um homem.  Se você está enfrentando este problema, é essencial saber que…

Alimentos que causam impotência masculina

A saúde sexual masculina é influenciada por uma variedade de fatores, e a dieta desempenha um papel significativo nesse contexto. Desde os nutrientes que consumimos até os hábitos alimentares que…

Beterraba auxilia na hora H?

A beterraba, além de ser uma adição deliciosa às refeições, pode ser um segredo para impulsionar sua vida sexual. Com uma lista impressionante de benefícios para a saúde, este vegetal…

Recomendados

Dor no pênis: causas, tratamentos (e o que fazer)

A dor no pênis pode ser um sintoma preocupante e desconfortável para muitos homens. Embora algumas causas possam ser temporárias e inofensivas, outras podem ser um sinal de problemas de…

Quando o homem não ejacula o que pode ser?

A dificuldade de ejacular é um problema que, geralmente, desanima os homens. Por isso é importante entender o que exatamente é a ejaculação retardada, as suas causas e como tratá-la…

Como Aumentar a Testosterona Masculina?

A testosterona é um hormônio presente tanto nos homens quanto nas mulheres, apesar de ser em menor quantidade, e está relacionado com a libido, fertilidade e características secundárias masculinas, como…

Procedimentos