A diabetes causa impotência e é uma doença comum nos dias atuais e, infelizmente, além dos transtornos mais conhecidos que essa doença causa, ela também pode influenciar na vida sexual masculina.
Neste texto vamos falar sobre a diabetes na vida sexual masculina e quais são seus principais sintomas de impotência.
Disfunção erétil
Homens com diabetes apresentam uma probabilidade maior no desenvolvimento da disfunção erétil. Além disso, eles podem desenvolvê-la de 5 a 10 anos mais cedo que os homens que não apresentam a doença.
Existem 3 principais fatores de risco:
1. Diabetes pode provocar neuropatias (danos neurológicos), inclusive nos nervos penianos, que poderão ter dificuldades em receber estímulos sexuais;
2. Diabetes pode piorar a aterosclerose, problema que torna mais difícil a circulação sanguínea (como os vasos penianos são mais estreitos que os vasos que circundam o coração, as dificuldades na entrada e saída de sangue do pênis podem levar a um quadro de disfunção erétil);
3. Taxas altas de glicemia prejudicam a produção de óxido nítrico no organismo, comprometendo os tecidos vasculares.
+ Veja também: Sintomas da disfunção erétil!
Problemas de sensibilidade peniana
Outro sintoma muito comum da diabetes na vida sexual masculina são os problemas relacionados com a sensibilidade peniana. A glicose é um composto que afeta o funcionamento de vários sistemas corporais e ela, também, é a responsável por prejudicar a resposta à estímulos nervosos que acontecem em várias partes do corpo – inclusive no pênis.
Por isso, homens com diabetes são surpreendidos com a sensibilidade na região do pênis, diminuindo, assim, seu prazer sexual e afetando significativamente sua qualidade de vida.
Reposição de testosterona: saiba o que e quando fazer!
A diabetes causa impotência, O desânimo, estresse e falta de condicionamento físico
Outros sintomas decorrentes do diabetes na vida sexual masculina são a sensação de desânimo, estresse e falta de condicionamento físico. Devido às restrições na alimentação e a necessidade de se atentar aos níveis de glicose, o lado emocional do paciente é significativamente afetado.
Com a autoconfiança em baixa, é natural que sintomas de estresse, desânimo e a queda do condicionamento físico se manifestem nesse indivíduo, prejudicando a sua vida sexual de maneira importante.
Deste modo para tratar a diabetes e evitar que ela afete a sua vida sexual, é importante buscar auxílio médico clínico e também especialistas sexuais. Agende hoje mesmo sua consulta e desfrute de uma vida sexual prazerosa.