(61) 9 8229-2425

(61) 3222-1211

AGENDE SUA CONSULTA

O Que Causa a Ejaculação Precoce? Mitos e Verdades

A ejaculação precoce é um distúrbio sexual em que o homem tem uma ejaculação involuntária antes do desejado. Essa condição é muito comum, mas ainda assim existem muitos mitos e equívocos em relação a ela.

Pensando nisso, nós criamos esse texto para esclarecer todas as suas dúvidas e responder as principais questões acerca do transtorno: o que causa a ejaculação precoce? Quais os sintomas? Como tratar? Boa leitura!

O que é a ejaculação precoce?

A ejaculação precoce é uma disfunção sexual masculina caracterizada pelo orgasmo e excreção do sêmen logo após a penetração ou, às vezes, antes mesmo da relação sexual.

Em outras palavras, o homem não consegue controlar o momento do orgasmo e a ejacula antes do desejado. Por isso, se sente insatisfeito e frustrado.

Para ser considerado ejaculação precoce, é necessário que o homem goze excessivamente rápido várias vezes. Assim, se esse foi um evento pontual na sua vida, não há necessidade de preocupação.

Veja também: O que causa e como tratar a falta de libido?

O que causa a ejaculação precoce?

Mas afinal, o que causa a ejaculação precoce? O diagnóstico final deve ser feito por um(a) médico(a) especializado, mas você deve ficar de olho em outros sintomas e condições, como:

Fatores psicológicos

Muitos médicos indicam que o que causa a ejaculação precoce é algum distúrbio psicológico ou biológico. Em outras palavras, estresse, ansiedade, luto e depressão são alguns dos motivos que podem estar fazendo com que você ejacule precocemente.

Ereção Fraca: Causas, Tratamentos e Diagnóstico

Fatores biológicos

Além dos fatores psicológicos mencionados, outras possíveis razões da ejaculação precoce são questões biológicas, como: aumento dos níveis hormonais, distúrbios de tireoide, fatores genéticos e inflamações ou infecções na próstata, ou uretra.

O que não causa a ejaculação precoce?

É muito comum que existam mitos sobre o que causa a ejaculação precoce e o que não. O nosso dever é esclarecer essas dúvidas para que falsas informações não sejam passadas adiante.

Consumo de certos alimentos

Não existem estudos concretos que comprovem que alimentos podem causar um efeito de ejaculação precoce.

Por outro lado, nós ressaltamos que manter uma alimentação saudável é fundamental para ter um corpo e mente sadio – o que consequentemente impacta na sua performance sexual. 

Masturbação

Alguns estudos apontam que homens que sofrem dessa condição, masturbam-se da mesma maneira que outros, e que a sensibilidade mantém-se a mesma. Assim, não há confirmação clara que a masturbação é a causa da ejaculação precoce.

Tratamento para a ejaculação precoce

Agora que você já sabe o que causa a ejaculação precoce e o que é fake news, é necessário saber os principais tratamentos para esse distúrbio sexual:

Acompanhamento psicológico

O acompanhamento de um profissional da saúde é fundamental para diminuir e controlar fatores psicológicos como a depressão ou ansiedade – o que implica diretamente no desempenho do homem durante a relação sexual.

Já foi comprovado que muitos homens, após iniciar o tratamento psicológico, conseguiram controlar os orgasmos e ejaculação.

Candidíase No Homem: Sintomas E Como Tratar?

Dor no pênis: causas e tratamentos para acabar com o desconforto

Medicamentos

Medicamentos via oral, como antidepressivos ou analgásicos, cremes anestésicos e camisinhas especiais podem diminuir a sensibilidade do pênis, fazendo com que o homem aguente mais tempo no ato sexual.

Contudo, é necessário o diagnóstico e recomendação de um profissional da saúde para uso de qualquer medicamento. Nunca se automedique.

Agende uma consulta com um especialista

Pare de sofrer com a ejaculação precoce e agende uma consulta com um especialista que pode entender exatamente o que está acontecendo com você e providenciar o melhor tratamento para essa condição!

Últimas do Blog

Médico para tratar ejaculação precoce

A ejaculação precoce é uma condição que pode afetar significativamente a vida sexual e o bem-estar emocional de um homem.  Se você está enfrentando este problema, é essencial saber que…

Alimentos que causam impotência masculina

A saúde sexual masculina é influenciada por uma variedade de fatores, e a dieta desempenha um papel significativo nesse contexto. Desde os nutrientes que consumimos até os hábitos alimentares que…

Beterraba auxilia na hora H?

A beterraba, além de ser uma adição deliciosa às refeições, pode ser um segredo para impulsionar sua vida sexual. Com uma lista impressionante de benefícios para a saúde, este vegetal…

Recomendados

Dor no pênis: causas, tratamentos (e o que fazer)

A dor no pênis pode ser um sintoma preocupante e desconfortável para muitos homens. Embora algumas causas possam ser temporárias e inofensivas, outras podem ser um sinal de problemas de…

Quando o homem não ejacula o que pode ser?

A dificuldade de ejacular é um problema que, geralmente, desanima os homens. Por isso é importante entender o que exatamente é a ejaculação retardada, as suas causas e como tratá-la…

Como Aumentar a Testosterona Masculina?

A testosterona é um hormônio presente tanto nos homens quanto nas mulheres, apesar de ser em menor quantidade, e está relacionado com a libido, fertilidade e características secundárias masculinas, como…

Procedimentos